Buscar
  • pwilliam34

Gerenciando seu projeto com qualidade

Você sabe gerenciar seu projeto com qualidade?



Uma das grandes dificuldades que muitas organizações sociais encontra é atender adequadamente as necessidades do projeto, e para que elas consigam obter êxito nesse propósito, elas devem primeiramente entender os requisitos e a finalidade dele. Primeiramente, a temporalidade é o seu fator crítico, pois, todo projeto e cada uma de suas etapas tem início e fim pré-definidos. Na maioria das vezes, um projeto é iniciado com a intenção de criar um novo produto ou serviço, ou apenas aprimorar algo já existente. Dessa forma, deve-se dar atenção ao escopo inicial, ou seja, a descrição desse projeto. Entendendo esses duas primeiras premissas, fica mais fácil dimensionar o terceiro requisito que é adequar no tempo os repasses, doações, receitas próprias ou de vendas recebidos para sustentação dos desembolsos (custos) que irão ocorrer desde o início do projeto, como: materiais que serão utilizados, infraestrutura adequada, força de trabalho e serviços de terceiros.

Se a OSC quer ter sucesso nos resultados da execução do projeto deve conduzir os trabalhos com responsabilidade, envolvendo a participação de todos os membros da equipe, prever os recursos necessários, ter o autocontrole e medir o desempenho dos resultados das atividades que está conduzindo, a fim de garantir a conformidade do que se foi planejado com o que foi ou está sendo realizado. Quando não se atenta a esses aspectos, surgem as dificuldades, como aumento de custos, retrabalhos, não cumprimento de prazos, aumento dos riscos e incertezas.

Assim, com essas três linhas de base, fica mais fácil, iniciar a compreensão dos requisitos básicos para a organização social atender às necessidades do projeto. Lembre-se, mesmo que o projeto possua caracteristicas similares, ele nunca será igual a outro.

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo